Custos
Custeio Variável:
Vantagens: Permite identificar os produtos mais rentáveis, permitindo assim avaliar os limites dentre os quais se podem definir políticas de preços e descontos sem prejuízos, além de definir volumes mínimos de produção e de preços.
Desvantagens: Não é legalmente aceito.
Custeio ABC:
Vantagens: as informações gerenciais são bem confiáveis porque reduz o rateio, é legalmente aceito, e obriga a empresa ter um controle interno rigoroso, proporciona melhor visualizaçao dos processor e pode ser empregado em diversos tipos de empresa e entre outras vantagens.
Desvantagens: o gasto para a implantação desse custeio é muito elevado e exige um empenho grande por parte dos empregados da empresa.]
Custeio Padrão:
Vantagens: elimina falha no processo produtivo. Rapidez na emissão de relatórios conclusivos e extramamente eficiente na tomada de providencias para regularização de problemas observados.
Desvantagens: as variações entre os padrões definidos e os dados reais.
Custeio meta:
Vantagens: reduz os custos totais mantendo a qualidade e permite planejamento estratégico dos lucros.
Desvantagens: Não é adequado a produção em massa.
2 – Não existe o melhor método de custeio para tomada de decisão, isso vai variar de empresa para empresa. As informações são várias: qual o produto mais rentável, definir o mínimo a ser produzido, margem de lucro, relação custo/volume/lucro, o ponto de equilibrio, a alavancagem operacional entre outros.
3 – Gestão Estratégica de custos Trata das ferramentas de custos que possibilitem a conversão do plano estratégico em medidas administrativas e operacionais, criando valor para a empresa, sendo que as estratégias visam a redução de custos e de aumento de competividade,seu objetivo é analisar ferramentas gerenciais que apoiam à tomada de decisão e dão suporte às escolhas que geram benefícios para a empresa.
4- Ponto de equilíbrio: é o valor ou a quantidade