custos
CUSTOS DE ARMAZENAGEM
1
CUSTOS LOGÍSTICOS
Etapas do Custeio da Armazenagem
1. Identificar os itens de custos - Nessa etapa, deve-se selecionar os itens de custos que serão considerados.
•
Custo com a mão-de-obra envolvida ( salários , benefícios e encargos sociais da mão-de-obra operacional e de supervisão);
•
Custo com gastos condominais ( aluguéis , impostos , seguros, energia, etc..);
•
Custos com manutenção dos ativos destinados à Armazenagem /Movimentação;
•
Custos com prestação de terceiros e
•
Custos com depreciação dos ativos.
2
CUSTOS LOGÍSTICOS
Etapas do Custeio da Armazenagem
2. Cálculo dos itens de custos - Alguns itens, como salários, benefícios, manutenção, aluguel e outros, são obtidos com facilidade através da contabilidade. Outros itens, como a depreciação e o custo de oportunidade, precisam ser calculados de fato, conforme é exposto abaixo:
Depreciação - quanto tempo a empresa utiliza um determinado ativo antes de substituí-lo. Assim, para calcular o valor mensal de depreciação, deve-se dividir a diferença entre o valor de aquisição e o residual pelo tempo (n meses) que a companhia irá utilizar o ativo (antes de trocá-lo).
Custo de oportunidade – sobre o investimento em ativos logísticos ( móveis , equipamentos , etc). O custo de oportunidade representa o valor que a empresa deixou de ganhar em outros projetos , quando apoio pela utilização do imóvel de estocagem. Representa o montante líquido que a empresa iria ganhar , se não tivesse utilizado os recursos na aquisição do imóvel para estocagem.
3
CUSTOS LOGÍSTICOS
Etapas do Custeio da Armazenagem
3. Agrupar os itens de custos relativos a cada função (ou atividade) - O objetivo de agrupar os custos em funções ou atividades é facilitar a alocação desses custos na etapa seguinte. Por exemplo, a função de movimentação irá reunir itens de custos de diferentes contas - pessoal, manutenção, depreciação –