Custos
Prof. Hélvio Tadeu Cury Prazeres
Gestão Financeira de Empresas
No admirável mundo atual das inovações provocadas pelo avanço tecnológico, concorrência e expansão, o mercado passa por uma completa redefinição, e algumas constatações explicam essas transformações:
A capacidade de produção está superando a demanda. Nos últimos 20 anos, os sistemas produtivos experimentam melhorias a tal ponto que cada indústria que tem por base a manufatura é capaz de produzir mais do que a demanda.
O desenho programável e as ferramentas de produção, capazes de rápida mudança e adaptabilidade fornecem uma vasta gama de produtos e novidades sem onerar o consumidor.
As redes logísticas são sistemas de distribuição eficientes, gerenciados por informações que movimentam e monitoram uma enorme diversidade de produtos através de uma variedade cada vez maior de pontos de acesso do consumidor. Esses sistemas são a infra-estrutura, tão vital hoje para satisfazer os clientes com baixos custos.
As novas redes e mídias de informações digitais estão alterando a natureza do diálogo empresa-consumidor de forma dinâmica. O acesso – fácil e de baixo custo – á rede de comunicação para obter, fornecer ou trocar informações está mudando o relacionamento empresa-consumidor, isto é, de um relacionamento de transmissão de mensagens para o de acesso.
A concorrência é global, contínua e mais intensa. De posse das mesmas tecnologias e direcionadas à expansão do crescimento e da participação de mercado, as organizações estão diminuindo os preços, consolidando-se e lutando pela fidelização dos mesmos clientes (clientes-alvo) com renda disponível. Como resultado, o marketing está encarregado de manter as fábricas produzindo. Uma parcela cada vez maior do orçamento é destinada a tentar gerar demanda do cliente em um mercado supersaturado, superdistribuído e