custos
Com relação ao volume, o Custo pode ser Fixo Variável ou Misto:
- Custo Fixo
Custos Fixos são aqueles cujos valores serão os mesmos independentemente do volume de produção e vendas da empresa. E o caso, por exemplo, do aluguel da fabrica. Este será cobrado pelo mesmo valor qualquer que seja o nível de produção, inclusive no caso da fabrica nada produzir.
Observe que os Custos Fixos são fixos em relação ao volume de produção, mas podem variar de valor no decorrer do tempo ou ate o limite da capacidade do ativo gerador do Custo fixo. O aluguel da fabrica, mesmo quando sofre reajuste em determinado mês, não deixa de ser considerado um Custo Fixo, uma vez que terá o mesmo valor qualquer que seja a produção do mês. Da mesma forma o aluguel da fabrica só será constante ate o limite do espaço do parque fabril disponível. Caso aumente a demanda da empresa por espaço, haverá aumento no Custo fixo pela necessidade de locação de nova área.
Exemplos:
Imposto Predial
Depreciação dos equipamentos (pelo método linear);
Salários de vigias e porteiros da fabrica;
Prêmios de seguro
Custos fixos
capacidade
Valor custo fixo total
custo fixo unitário
Quantidade
Custo Variável
Custos Variáveis são aqueles cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa. Se não houver quantidade produzida, o Custo Variável será nulo. Os Custos Variáveis aumentam na mesma medida do aumento da produção.
Exemplos:
Materiais diretos consumidos (matéria-prima);
Depreciação dos equipamentos (quando esta for feita em função das horas/maquina trabalhadas);
Gastos com horas-extras na produção.
Custos variáveis
Valor Custo Variável Total