Custos
Veja abaixo as principais características e um exemplo prático de cada um destes métodos. No final da postagem está disponível uma planilha de controle de estoque.
Método PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai)
Neste método de avaliação de estoques, como o próprio nome sugere, os produtos que foram primeiramente adicionados ao estoque, serão os primeiros (teoricamente) a serem vendidos, ou consumidos no processo produtivo. Ou seja, o registro contábil das vendas/consumo, para efeito de cálculo do CUSTO , será feito pelo preço das primeiras compras adquiridas.
Exemplo:
DADOS
· Saldo inicial de 20 unidades avaliada em $ 1,80/unid – em 01/07/10
· Compra de 80 unidades ao preço unitário de $ 2,00 – em 05/07/10
· Compra de 50 unidades ao preço unitário de $ 2,20 – em 08/07/10
· Venda de 30 unidades – em 09/07/10
· Venda de 40 unidades – em 10/07/10
· Compra de 60 unidades ao preço unitário de $ 1,7 – em 15/07/10
Veja abaixo (tabela 1) a movimentação física e financeira do estoque pelo método PEPS.
Uma observação importante: se a baixa no estoque (saídas) é feita pelo preço das primeiras compras, então o saldo remanescente desse estoque será avaliado pelo preço dos produtos adquiridos por último. O MÉTODO PEPS É ACEITO PELO FISCO.
Método UEPS (último que entra é o primeiro que sai)
Neste método de avaliação de estoques, como também o próprio nome sugere, os produtos que foram recentemente adicionados ao estoque, serão os primeiros (teoricamente) a serem vendidos, ou consumidos no processo produtivo. Ou seja, o registro contábil das vendas/consumo, para efeito de cálculo do CUSTO, será feito pelo preço das últimas compras adquiridas.
Ao contrário do método PEPS, a avaliação do estoque de