mecaflu

748 palavras 3 páginas
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÊNOMENOS DE TRANSPORTES
DAVID TELES FRANCO LUIZ CARLOS VILAS BOAS

Definição:Mecânica dos fluidos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento. Fluido é uma fase da substância em que, nas condições ambientes, têm a propriedade de fluir. Nessa condição as substâncias oferecem resistências à redução de seu volume, mas não apresenta resistência a redução de sua forma.

Fluidos: Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos.

Estática dos Fluidos: Livre das forças externas (repouso) vel. Constante.
Dinâmica dos Fluidos: Fluido em movimento (acelerado) ação forças externas.

Fluido Newtoniano: Um fluido newtoniano é um fluido em que cada componente da tensão cisalhante é proporcional ao gradiente de velocidade na direção normal a essa componente. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação.
Fluido Não Newtoniano: Um fluido não-newtoniano é um fluido cujas propriedades são diferentes dos fluidos newtonianos, mais precisamente quando a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional a taxa deformação. Como conseqüência, fluidos não-newtonianos podem não ter uma viscosidade bem definida.
Propriedade Dos Fluidos:
Massa Específica: A massa específica (m) de uma substância é a razão entre a massa (m) de uma quantidade da substância e o volume (V) correspondente:

Peso Específico: É a relação entre o peso de um fluido e volume ocupado, seu valor pode ser

Relacionados