Custos
UMA ANÁLISE SOBRE SUA APLICAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DE ITABIRA
O que é controlar custos? É conhecer a realidade da empresa. É ter ciência dos valores gastos em cada etapa produtiva através de sistemas eficientes de gestão.
Qual a importância do controle de custos?
O controle de custos é fundamental para realizar uma gestão adequada, nos seguintes aspectos: * Formulação coerente do preço de venda de cada produto. * Redução de gastos e otimização dos lucros. * Subsídio para tomada de decisões estratégicas. * Elaboração de um adequado planejamento financeiro.
Qual a definição de custos?
Gasto com um fator de produção, relativo a um bem ou serviço utilizado na produção para obtenção de um produto, bem ou serviço.
Custo Direto: Valores que incidem diretamente sobre a produção, aplicações diretas a produção. Exemplo: matéria-prima, mão-de-obra direta.
Custo Indireto: Despesas que não incidem diretamente sobre a produção, não oferecem condição de uma medida e quaisquer tipos de alocação são incorporados por meio de rateio. Exemplo: custo de manutenção industrial e administração da fabricação, aluguel.
Ver figura 01
Controle de Custos:
O que é custeio?
Custeio é utilizar de uma determinada metodologia para apropriação de custos. Como exemplo o custeio por absorção (ver figura 2).
Custear é coletar, acumular, organizar, analisar, informar custos para gerência, com o objetivo de auxiliá-los nas tomadas de decisão
Ver figura 01.
Métodos para calcular custos:
Departamentalização:
Departamento é uma unidade operacional representada por um grupo de homens e ou máquinas, desenvolvendo atividades semelhantes dentro da mesma área. Além de ser importante para proporcionar uma melhor estrutura para empresa, a departamentalização é fundamental para melhor alocação dos custos, principalmente os