Riscos á saúde do trabalhador da construção civil em trabalho à céu aberto
OCCUPATIONAL RISK FACTORS OF CIVIL CONSTRUCTION WORKER IN OPEN AIR
João Luiz Pinheiro
Engenheiro Civil, discente do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Universidade Federal de Mato Grosso – U.F.M.T.
Ms. Joceli Fernandes Alencastro Bettini de Albuquerque Lins
Mestre em Assistência de Enfermagem pela UFSC. Professora do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal de Mato Grosso – U.F.M.T.
Dra. Denise Cardoso Gonçalves
Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal de Mato Grosso – U.F.M.T.
Dra. Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira
Doutora em Estrutura pela USP. Professora do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal de Mato Grosso – U.F.M.T.
RESUMO
Através de uma pesquisa bibliográfica, o presente estudo aborda a problemática vivenciada pelos trabalhadores da construção civil, na realização de trabalho a céu aberto sob incidência solar. No Brasil, a atividade da construção civil é uma das atividades laborais que mais produz doenças ocupacionais. Este estudo está delimitado aos distúrbios relacionados à realização de trabalho a céu aberto, dada a inexistência de qualquer tipo de proteção física ao trabalhador, que durante a jornada de trabalho fica submetido à exposição integral ao calor e intempéries. O estudo permitiu um aprofundamento quanto aos tipos de ameaças à saúde, proporcionadas pela exposição solar, revelando maiores informações e
2
identificações de variáveis e consequentemente possibilitou a sugestão de medidas mitigadoras para se colocar em prática na ação preventiva da saúde e integridade física da força de trabalho dos profissionais, sujeitos deste estudo.
PALAVRAS-CHAVE: construção civil, trabalho a