custos e despesas
De acordo com Carvalho (2008, p.140) “as despesas ambientais são todos os gastos efetuados pela empresa, que tenham relação com o meio ambiente, ocorridos no período, e que não estejam diretamente relacionados com a atividade produtiva da entidade.”
Sendo assim todos os gastos financeiros relacionados a recuperação e preservação ambiental, são considerados despesas.
Segundo Carvalho (2008, p.140) o que pode se considerar despesas ambientais :
➣ Todos os gastos relacionados com as políticas internas de preservação ambiental, como folders, cartazes, cartilhas e outros;
➣ Salários e encargos do pessoal empregado na área de políticas internas de preservação ambiental;
➣ Todos os gastos relacionados com treinamento na área ambiental como: horas-aula do instrutor e aquisição de material de expediente;
➣ Aquisição de equipamentos de proteção ambiental;
➣ Despesa com depreciação do material permanente utilizado pela administração na área ambiental;
➣ Despesa com compensação ambiental;
➣ Despesa com recuperação ambiental;
➣ Dano ambiental;
➣ Despesa com auditoria ambiental;
➣ Consultoria para elaboração de EIA/RIMA;
➣ Despesa com licenças ambientais;
➣ Despesa com multas e indenizações ambientais.
De acordo com Berti (2006, p. 20), “custo é o consumo de bens e serviços, empregados na produção de outros bens e serviços. Consumo esse é representado pela entrega ou promessa de entrega de ativos.”
Sendo assim a contabilidade ambiental permite a empresa a avaliar os custos ambientais e assim criar métodos para reduzir tais custos.
Segundo Tinoco e Kraemer (2008, p. 173) “para o cálculo dos custos ambientais totais da empresa soma-se custo dos materiais desperdiçados, despesas de manutenção e de depreciação e do trabalho com os custos de salvaguarda ambiental.”
Ainda segundo Tinoco e Kraemer (2008, p.174) os custos ambientais podem ser classificados em custos externos e custos internos:
➣ Custos externos: são os custos que