CUSTOS NA IMPLANTAÇÃO DA LAVOURA DE CAFÉ
FACULDADE UNIPAC DE CIÊNCIAS JURÍDICAS,
CIÊNCIAS SOCIAIS, LETRAS E SAÚDE
DE UBERLÂNDIA.
CUSTOS NA IMPLANTAÇÃO DA LAVOURA DE CAFÉ.
Bruno Roberto da Silva Sales
Fabiana Francieli Sperafico
Fernando Cesar Mota Resende
Franciele Romão Pena
Ildo Antônio Mendes Rodrigues
Marcos da Silva Ramos
Marinna Pires Amorin
RESUMO
O Café foi trazido da Guiana Francesa ao Brasil e hoje é produzido nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Bahia. Ele foi e continua sendo o mais importante produto agrícola das exportações do nosso país. É também uma das atividades que mais gera empregos; sua tributação é feita na produção, na comercialização e no transporte de seus produtos de forma direta ou indireta. Os produtores de café são propensos à adoção de tecnologias como a conservação do solo, adubação de plantio dentre outros, pois o café possui uma defasagem de tempo de quatro anos entre o plantio da muda até a produção efetiva. Notamos que a perenidade da cultura do café, associada à característica agronômica de ciclos bienais de produção, dificultam a apuração do custo de produção, pois exige longo período de acompanhamento, mas na avaliação econômica atual, a cafeicultura indica capacidade de expansão.
PALAVRAS CHAVES
Custos de Produção, Café, Economia,
1 - INTRODUÇÃO
Para este trabalho, escolhemos uma das atividades agrícolas que vem representando ao longo do tempo grande importância econômica e social para o nosso país, o Café. Em diversos estudos há relatos que o café é um dos principais produtos agrícolas das exportações brasileiras, constituindo um grande fornecedor de receitas cambiais.
O café, bebida saborosa e aromática, com propriedades tonificantes, sempre provocou paixões e controvérsias. Planta nativa da Etiópia, país do continente africano, onde se estima que seja conhecida há mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kaffa, daí, certamente o nome "CAFÉ".