custos logistica
Fernando Santos Carlomagno (G-UEM)
Resumo
Este trabalho trabalhar o tema uma abordagem custos na formação de estoques, nele através de pesquisa iremos relatar os elementos que geram custos na formação de estoques, ao longo do trabalho iremos passo a passo descrever cada um dos elementos gerados de custos, desde os custos de emissão de pedido a emissão de pedidos a custos de armazenagem e etc, e técnicas modernas de administração de estoques como kanban, e just in time. Com este trabalho buscamos descrever um pouco sobre geradores de custos no processo de administração de estoque contribuindo dessa forma a estudos futuros na área contábil.
Palavras chave: estoque, custos, materiais.
Introdução
Este trabalho tem como tema os estoques, tendo como objetivos que delimitam a abrangência do trabalho tratar os itens que geram custos, custos de armazenagem e custo do pedido.
A preocupação com estoques ganhou importância de fato depois da automação, que reduziu drasticamente os custos de produção e aumentou o consumo de matéria-prima. Os estoques antigamente eram responsabilidades exclusivas do setor de almoxarifado, setor que era considerado com pouca importância diante da produção.
Depois da segunda guerra mundial, com a retomada do desenvolvimento industrial, o objetivo era aumentar a produção para reduzir custos, o que iniciou a era da automação. Com o aumento da produção, os custos de produção baixaram, mas, o estoque aumentou, devido ao grande aumento no consumo de materiais.
Este trabalho esta dividido, no primeiramente é tratado sobre os itens que geram custos nos estoques. Depois é tratado sobre os custos de armazenagem e as diferenças entre empresas no calculo da taxa de armazenagem. Posteriormente é tratado o custo do pedido e os dois tipos de metodologia de custeio do pedido. Para encerrar é abordado são abordados um pouco sobre just in time, kanban e relação entre eles