Custos na logistica
características dos produtos e seus efeitos nos custo logístico.
O produto oferecido por qualquer empresa pode ser simplesmente descrito por suas características de preço, qualidade e serviço. Segundo Ballou (1995, 74):
“Compradores selecionam fornecedores baseados numa combinação dessas características para satisfazer as suas necessidades. Vendedores inteligentes criam diferentes combinações dessas três características básicas para atrair classes diferentes de compradores ou segmentos de mercado. Enquanto os níveis de atividade logística e seus custos associados estão refletidos no preço e, em menor grau, na qualidade do produto, sua influencia direta ocorre no nível de serviço.”
A visão que deve orientar uma empresa que busca depositar em seus serviços logísticos um nível de satisfação do cliente deve deixar de lado a antiga visão de que sua tarefa (entre outras a logística) limita-se a atender metas de agregação de valores exclusivamente referentes ao tempo e ao espaço como condicionado a um mínimo custo total. Hoje a escolha do cliente é influenciada pelos vários níveis de serviços logísticos oferecidos. A qualidade e o nível de serviços oferecido podem ser tão importantes, sob a ótica do cliente, quanto o preço definido, o esforço de vendas, a assistência técnica, etc.
Heskett (1971, 141-5) exprimiu a essência do nível de serviço logístico, por uma análise da forma mais relevante em importância, definido pelos consumidores:
●Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e a expedição do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação na variedade de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor.
● Quantidade de itens (em porcentagem) em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante.
● Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão.
● Porcentagem de clientes atendidos ou volume