Custos Diretos E Indiretos
Os custos diretos são atribuídos diretamente ao projeto. Estes são os tipos de custos que você é mais familiarizado. Estes tipos de custos são:
Os custos associados aos profissionais envolvidos na execução do projeto
As fontes do projeto
Os custos associados aos recursos externos
Em outras palavras, pode-se dizer que, em alguns casos, as parcelas de recursos são consumidas apenas por um tipo de produto, e esse fato é fácil e objetivamente identificado, seja devido à observação simples ou a sistemas automatizados, como controle eletrônico de vazão, quadros de distribuição de energia etc. Nesses casos, pode-se assumir que aquele produto é o responsável por aquela parcela de recurso consumido. A mensuração desse consumo se dá então de forma direta, daí à informação desse consumo de recurso se dá o nome de “custo direto”.
Custos Indiretos
Os custos indiretos são custos organizacionais ou empresariais, que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio É possível que o projeto tenha que criar um orçamento para estes tipos de custos, mas isso não é uma prática comum. Estes tipos de custos são:
Custos com água
Custos com o aquecimento e com o condicionamento de ar
Depreciação.
Manutenção
Seguro
Normalmente, estes tipos de custos são aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada (são alocados e gerenciados no nível organizacional). Você poderá ver que a sua equipe de projeto usa uma parcela destes recursos, mas são incluídos no orçamento normalmente em nível organizacional. Entretanto, em alguns projetos, poderá ser necessário criar e gerenciar um orçamento por um percentual destes tipos de custos em seu projeto. A combinação de todos os projetos incluirá um orçamento suficiente para cobrir estas despesas comuns.
Bibliografia:
< http://tenstep.com.br/blog/?p=412 > Acesso em 25