Custos de Produção, Orçamentação e Medidas de Resultado Financeiro
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCSA
Anderson Cruz
Edinael Pardim
Géssica Santos
Quézia Arifa
Rafael Braz
Custos de Produção, Orçamentação e Medidas de Resultado Financeiro
Trabalho apresentado ao professor Flávio José Dantas da Silva como avaliação parcial da disciplina Contabilidade Agropecuária, no semestre 2013.1 do Curso de Ciências Contábeis da UESB
Vitória da Conquista – BA
2013
Introdução
O agronegócio ou agribusiness engloba todas as empresas ou propriedades rurais que são responsáveis pela produção, distribuição e comercialização de produtos agropecuários in natura ou processados.
As atividades do agronegócio possuem diversas peculiaridades e exigem decisões sobre o uso eficiente dos fatores de produção. Essas decisões impactam diretamente no custo total que, por sua vez, reflete diretamente no resultado das atividades.
As informações sobre o custo de produção são fundamentais para que as empresas possam traças estratégias e acompanhar os resultados das ações realizadas nas atividades do agronegócio. Para auxiliar nessa demanda, esse trabalho busca informar sobre aspectos de custeio e produção no agronegócio, bem como trazer ferramentais úteis à definição de estratégias e apuração dos resultados.
A função produção e os custos de produção no agronegócio
A empresa como unidade de produção deve decidir o quê, quanto, como e para quem produzir, levando em consideração a demanda do consumidor e procurando sempre utilizar a melhor tecnologia ao menor custo.
Neste contexto, segundo (CASTRO et al, 2009, p. 14-15) apud Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), encontra-se a função produção que representa a tecnologia utilizada no processo produtivo de determinado produto e a tecnologia determina quais insumos, a sua quantidade e a forma de utilização dos mesmos. Dada uma tecnologia de produção, os preços e as quantidades de insumos determinarão