balanço
MANUAL DE SNC
GLOSSARIO
1. Ativo Bruto--.São todos os elementos do ativo valorizados pelo seu custo de aquisição, sem a incidência de qualquer ajustamento ou provisão.
2. Ativo circulante--As rubricas do ativo caracterizadas de circulantes são as Existências, as Dívidas de Terceiros e as Disponibilidades
3. Ativo fixo.-- Esta parte do ativo é composta pelas rubricas de Imobilizado e Investimentos Financeiros.
4. Ativo Liquido-- O ativo líquido obtêm-se, fazendo incidir sobre o ativo bruto, qualquer ajustamento ou provisão a que tal esteja sujeito.
5. Amortizações--É um custo para a empresa que representa a desvalorização do seu imobilizado. Este termo também pode ser designado de Depreciações. É a forma de reconhecer em termos monetários o desgaste que o imobilizado tem ao longo da sua vida útil.
6. Anexo ao Balanço e demonstração de resultados--Peça contabilística que reúne um conjunto de informações sobre a empresa divididas em notas. Essas informações podem ser sobre valores reflectidos nas Demonstrações Financeiras, ou sobre factos e/ou situações que não estando expressas nas Demonstrações Financeiras, são relevantes para perceber a realidade financeira da empresa.
7. Balancete--È uma peça contabilística, que contém a relação de todas as contas de Balanço e de Demonstração de Resultados utilizadas pela empresa e é um resumo dos seus registos contabilísticos. Conforme os lançamentos contabilísticos efectuados, cada conta apresenta valores acumulados a débito e/ou crédito, bem como o valor e a natureza do seu saldo (devedor ou credor).
8. Balanço-- É um mapa que integra o conjunto das Demonstrações Financeiras. È fragmentado em 3 partes distintas: Activo, Passivo e Capital Próprio. Apesar de não ser determinante, este mapa, fornece informação sobre a situação financeira da empresa. No Balanço, o Activo deve sempre balancear com