Custo, receita e lucro
Prof Antônio César da Silva
Faculdade Metropolitana de Blumenau (FAMEBLU)
Administração/Finanças(FIN21) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
21/05/10
RESUMO
No trabalho a seguir iremos falar sobre os conceitos financeiros dando ênfase nas funções custo, receita e lucro e formas de aplicação na administração das empresas. A partir dos conhecimentos abaixo será possível ter uma maior noção destas funções. Elas tratam de simples aplicações propondo conhecimentos básicos de administração financeira.
Palavras-chave: conceitos financeiros . administração financeira . funções
1 INTRODUÇÃO
Os estudos das funções estão vinculados às questões que envolvem relações entre grandezas e sua aplicação abrange várias ciências. Apresentaremos especificamente as funções custo, receita e lucro.
2 FUNÇÃO CUSTO
Está relacionada aos gastos de qualquer estabelecimento, comercial ou não, que tem a pretensão de produzir ou adquirir determinado produto. A contabilidade reúne esses e outros conceitos econômicos para elaborar relatórios de custos usados na gestão empresarial. Segundo o Decreto-Lei 1.598/77, em seu artigo 14 (2010) determina que: “O contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques de produtos em fabricação e acabados.” Custo é diferente de despesa. A diferença é que o que custo trará um retorno financeiro para a empresa, enquanto despesa é o gasto que a empresa tem com salários, contas de luz, água e telefone, etc. O custo pode ser composto de duas partes: uma fixa e outra variável. Custo fixo: ela é invariável independente da produção da empresa, um bom exemplo são os custos que uma empresa possui com salários administrativos, energia, aluguel etc. Custo variável: como o próprio nome já diz, varia de acordo com a produção da empresa, como hora extra,