Palestra 1 – gestão da inovação: uma abordagem introdutória
Inovação - Novas formas de vender um produto/serviço. Um treinamento de colaboradores dependendo pode ser considerado inovação. Exemplo: Catho – agência de empregos pela internet – modelo de inovação (uma cópia disso já não pode ser considerado inovação). Redes sociais podem ser utilizadas para inovar mas não são inovações. A cópia de um produto/serviço hoje em dia é inevitável, o que diferencia é a qualidade.
INPI - depositado pedido, controla e concede registro de patente se n tiver nada parecido no Brasil e no mundo.
Como loja física pode inovar para não perder para o comercio eletrônico: Atualmente uma livraria perdeu espaço pra livraria via web (exceto livrarias com contador de histórias para crianças, que por ter este diferencial ainda possuem lugar no mercado, mas as demais que não inovaram já perderam espaço para livrarias web)
Abordagem introdutória da gestão da inovação: Conceito de inovação: estratégia - ganhar, manter ou se destacar no mercado. Na década de 60 a primeira estratégia trabalhada pelas empresas foi a diminuição de custo. Na década de 70 – qualidade, 80 - tempo - diminuir tempo de processo, 80/90 - flexibilidade – exemplo: customizar seu carro, padaria preparada p atender buffets, bolos seria um diferencial. Atualmente é trabalhada a estratégia da inovação e todas as estratégias anteriores – ex: entrega de flores com pedidos via web.
O que é inovação: Invenção não é inovação, é descoberta. Só inventar não adianta, essa invenção (boa ideia) tem q estar ligado aos negócios, porque inovação tem que ser algo aceito pelo mercado, se não for aceito é considerado apenas invenção, exemplo: carro flutuante não é inovação ainda por não ser acessível no mercado. Inovação é exploração com sucesso de novas ideias, e ideias vem de pessoas, pessoas são a chave do processo de inovação. Inovação é a implementação de um produto/processo/novo metodo de mkt/novo metodo organizacional