Gestão tecnologia
No mundo dos negócios, inovação significa desenvolvimento e introdução de novidades. As empresas para se tornarem competitivas e aumentar seu lucro, deve inovar principalmente em tecnologia. Pode-se observar que a todo o momento as inovações surgem por isso às organizações precisam ter percepção para inovar na hora certa.
Algumas empresas ainda não adotaram a prática da inovação por medida, com medo de arriscar, pois no mundo de tanta competição e exigência da qualidade, as empresas se voltam para eliminação de erros, pois inovar também significa tentar, buscar, errar, refazer, persistir, com isso acaba não sobrando espaço para inovação. Existem empresas que acreditam ser mais barato continuar fazendo a rotina e o habitual do que disponibilizar tempo e recursos na busca de novas e incertas alternativas. Muitas vezes utilizam de estratégias voltadas para curto prazo, e isso impede as empresas de olharem para frente e de perseguirem uma visão de futuro.
Com isso podemos observar que ser inovador não é fácil, o percurso é difícil, requer tempo e recursos e os resultados nem sempre são imediatos. Contudo o consumidor a cada dia está mais exigente e as empresas para atender as exigências do mercado necessitam investir em tecnologia. Há a necessidade de criar produtos com alta tecnologia para chamar a atenção de seus consumidores. Os clientes que compram os produtos procuram qualidade, inovação e preço. Os maiores desafios que as empresas tem em inovar são criar produtos (ou serviços) e reduzir custos ao mesmo tempo.
No livro Manual de Oslo, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2005, p.26) diz que:
As empresas engajam-se em inovações em virtude de inúmeras razões. Seus objetivos podem envolver produtos, mercados, eficiência, qualidade ou capacidade de aprendizado e de implementação de mudanças. Identificar os motivos que levam as empresas a inovar e sua importância auxilia o exame das forças que conduzem as atividades de inovação,