Resenha sobre gestão e inovação
FIGLIOLI, Aline. Gestão de Inovação: uma abordagem introdutória. Palestra. 04 de julho de 2011. DIAS, Alexandre. Gestão de Inovação. CICCONI, Eduardo. Núcleo de Inovação. Perfil Empreendedor e Empreendedorismo.
Desde a década de 60, as empresas apresentam estratégias para o desenvolvimento, iniciando com a redução de custos, melhorando a qualidade de produtos e serviços, reduzindo o tempo de produção. Nas décadas de 80 e 90, começou a surgir à ideia de flexibilidade dos produtos e serviços, através de pesquisa de mercado, as empresas preocuparam-se em atender o cliente de acordo com suas necessidades. Atualmente tem-se usado o conceito de inovação, como estratégia para atingir a melhor parcela de mercado. De acordo com o Manual de Oslo, inovação é a implementação de um produto novo ou significativamente melhorado, ou processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
A descoberta de um produto ou serviço refere-se a algo inédito. A inovação é a melhoria de um processo existente, podendo ser algo parcialmente remodelado. O consumidor muitas vezes não se importa de pagar mais caro, por um produto ou serviço diferenciado inovador para suprir suas necessidades.
Hoje a inovação é medida no Brasil através do PINTEC (IBGE), a medida de pesquisa utilizada no país vem melhorando, porém ela está restrita a compra e substituição de equipamentos tecnológicos, mas as mudanças significativas devem ser feitas nos processos internos, conhecendo bem o seu negócio aprendendo a inovar, pode ser feita também através de cursos e palestras, para trazer ideias, mas para isso os funcionários têm que ser incentivados, uma sugestão seria a caixinha de sugestões premiada.
O Governo do Brasil fornece recursos através de subvenção para empresas de qualquer porte inovar o seu negócio.
Uma empresa