Inovação
FELIPE R. FIALHO – 18.Ago.2010
A Gestão da Inovação Tecnológica parte da premissa de que há uma forte relação entre o desenvolvimento dos países com a inovação tecnológica, devendo esta ser compreendida como um fator estratégico tanto para as empresas como aos países. Entre outras linhas esta resenha enfoca aspectos sobre o conceito de inovação tecnológica e principalmente da importância da inovação para o crescimento dos países e como se dá esse processo de inovação tecnológica. Nesta resenha partirei da idéia de como os países podem se desenvolver a partir de inovações tecnológicas, além de como se encontra o cenário atual nos países emergentes, principalmente no caso brasileiro, ou seja, quais as carências que podem impedir ou dificultar o desenvolvimento de empresas de inovação e consequentemente na economia brasileira?
Um grande fator que pôde diferenciar os países desenvolvidos dos emergentes se deve ao fato dos primeiros terem desenvolvido práticas de inovação em larga escala, quando comparados aos países emergentes. Neste sentido, as práticas de inovação seria uma fonte de vantagem competitiva para as economias globais (ANDREASSI, 2010). Neste sentido, vale destacar o caráter das competências empreendedoras dos indivíduos, as características culturais e religiosas que influenciam consideravelmente na alavancagem dos empreendimentos de inovação. Neste caso temos o meio empreendedor que possuem atores que influenciam o dinamismo do meio, sejam representados pelas instituições públicas e privadas bem como pela estrutura setorial, mão-de-obra qualificada e organizações de cooperação que proporcionam a formação de redes, favorecendo as trocas de saberes e savoir-feire. (JULIEN, 2010)
No caso dos países emergentes, os fatores políticos e históricos puderam agravar o processo de inovação tecnológica, por isso grande parte desses países foram colônias de países europeus e