Custo, receita e lucro resumo
Para entendermos como uma empresa maximiza o lucro, precisamos saber com mais profundidade como medir sua receita e custo total. A receita total é igual a quantidade que a empresa produz multiplicada pelo preço que a produção é vendida, já o cálculo dos custos é bem mais complexo.
Quando os economistas falam no custo de produção de uma empresa, incluem todos os custos de oportunidade da produção dos bens e serviços desta. São chamados de custos explícitos aqueles que exigem que a empresa desembolse dinheiro, do contrário eles são considerados custos implícitos, como o custo de oportunidade do capital financeiro.
Economistas e contadores divergem no cálculo do lucro de uma empresa, pois tem diferentes visões sobre os custos. Para os economistas, os custos implícitos devem ser levados em conta na avaliação do lucro, que tem o nome de lucro econômico. Para os contadores, como esse tipo de custo não influencia no montante diretamente ele não deve ser contabilizado, o que chamamos de lucro contábil.
As empresas incorrem em custos ao comprar os insumos que usam para produzir os bens e serviços que planejam vender. A relação entre a quantidade de insumos e a quantidade produzida é chamada função de produção. O produto marginal de qualquer insumo no processo de produção é o aumento da quantidade produzida que se obtém a partir de uma unidade adicional do insumo em questão. Quando o produto marginal de um insumo diminui à medida que a quantidade do insumo aumento, dizemos que ele é produto marginal decrescente.
Chamamos de curva de custo total a relação existente entre a quantidade produzida e o custo total. Essa