Custo para Tomada de Decisão
Custos para Tomada de Decisão
Trabalho de Conclusão do CEAI - Curso de Especialização em Administração Industrial da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Artigo
Orientador: Prof. Mauro Caon
São Paulo
2010
3º Quadrimestre
Resumo
O resumo é um texto com um único parágrafo de no mínimo 100 palavras e limitado a 250 palavras, que tem por finalidade fornecer uma visão geral e motivar a leitura do trabalho apresentado. No resumo, o leitor deve encontrar uma descrição clara do problema e dos objetivos, o método aplicado e os principais resultados.
Palavras chave: custeio variável,custeio por atividade, margem de contribuição.
1. Introdução
Devido as alterações no ambiente interno e externo que influenciam nas empresas, a necessidade de adaptação e de respostas mais rápidas a estas mudanças, resultam no crescimento da complexidade de gerenciamento e de controle das empresas.
Informações adequadas e precisas, são necessárias para que os gestores possam elaborar estratégias mais complexas, melhorando gerenciamento da empresa e adotando políticas que facilitem na tomada de decisões de investimentos, capital de giro, pricing e volume de vendas de um determinado produto, para isso, é fundamental que a empresa tenha o conhecimento e controle do custo de fabricação, adotando um sistema que apresente valores mais próximos do custo realizado.
Existem três tipos de sistema de custeio: absorção, o custeio variável e o custeio por atividade, também conhecido como custo ABC. Por ser o método aprovado pelo sistema fiscal brasileiro, o método por absorção é o mais difundido e o mais utilizado pelas empresas no Brasil. Segundo (Hansen e Mowen, 2003) o custeio por absorção “Atribui todos os custos de manufatura, materiais diretos, mão-de-obra direta, custos indiretos de fabricação variáveis e uma parte dos custos indiretos de fabricação fixos para cada unidade do produto”.
Através deste método