custos para tomada de decisão
Na contabilidade de custos existem duas funções fundamentais, que são o auxílio ao controle, e a ajuda para se tomar decisões. Ela representa o ramo é o ramo da contabilidade que produz informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, auxilia as funções de determinação de desempenho, de planejamento, de controle das operações.
As decisões são de extrema importância, pois elas têm o dever em fornecer informações nos valores relevantes que dizem respeito às consequências de curto e longo prazo, com a medida de introdução ou até mesmo corte de alguns produtos. Também tem a função de administração no preço de venda, e em dar opções de compra ou de produção.
A principal característica para se tomar decisão sobre os custos, esta voltada para as decisões futuras, onde é imposto aos contadores a necessidade de conhecer cada vez mais a empresa como um todo, incluindo problemas e questões dos mais diversos níveis organizacionais.
Manter custos e investimentos baixos, reduzir as perdas, melhorar a compra de insumos ,Acabar com produtos parados e vender ativos não produtivos, são alguns dos desafios empresariais nas economias globalizadas. A informação gerencial, onde os executivos precisarão de um sistema de informações integrado com a estratégia, aliada a melhoria de processos, pode ser o diferencial neste mercado competitivo. A partir disso, entende-se que os sistemas de custos de produção devem oferecer diferentes visões de custos que, consiga atingir todas as necessidades de cada usuário de forma competitiva, estratégica, operacional e financeira.
A tomada de decisões, no entanto é um processo relacionado com o futuro que compreende a decisão de varias escolhas . Para tomar uma decisão, o gestor dever tomar uma decisão, o gestor sempre deverá se concentrar na informação de gastos e rendimentos que for mais imporantees e não nos custos históricos.
Bibliografia
Contabilidade &