Custo padrao
CUSTO PADRÃO
Erika Silva
2013
Introdução
O custo padrão baseia-se em referências determinadas a partir da análise das condições “normais” de produção, considerando um bom desempenho de mão-de-obra, uso de matéria-prima, máquinas e equipamentos, e outros fatores de produção. Entenda como condições normais de produção as que são consideradas desejáveis, mas não fictícias, inatingíveis.
O custo-padrão é mencionado quando se trata de custos de produção. No entanto, sistemas de custo-padrão podem ser utilizados nas áreas: administrativa, de distribuição, e outros departamentos.
A análise de custos permite constatar desvios ocorridos, identificando possíveis irregularidades e ineficiências na utilização de recursos. O custo-padrão é determinado, quantificando-se o consumo e utilização de matéria-prima, mão-de-obra, custos indiretos de fabricação e demais recursos necessários para a elaboração de uma unidade. Essa determinação requer a utilização de medidas técnicas de produção, definidas com base nos processos. Aos padrões de consumo deve ser atribuído o valor monetário correspondente.
Conceitos
Custo-Padrão é um custo predeterminado para a produção de uma unidade, ou de um certo número de unidades do produto, durante um determinado período no futuro próximo. É o planejamento do custo do produto, conforme as condições de operação correntes e/ou previstas. Baseia-se nas condições normais ou ideais de eficiência e volume, especialmente com respeito aos Gastos Indiretos de Produção. Os Materiais e a Mão-de-obra baseiam-se nas condições correntes, equilibradas pelo nível de eficiência desejado, com reservas para as alterações de preços e taxas.
Um custo-padrão, como a expressão implica, consiste em duas partes: um padrão e um custo. O padrão é o método cuidadosamente predeterminado, ou forma de