Custo médio Ponderado de capital
Avaliar através do valor de liquidação da empresa é semelhante a utilizar o valor patrimonial, porém ao invés de utilizar o valor contábil dos ativos, utiliza-se o valor de mercado dos mesmos. Entende-se que este método seria realista por este motivo, mas carece do mesmo problema de não levar em consideração as expectativas de rendimento futuros desses ativos.
A metodologia de avaliação por valor de mercado consiste em assumir que o valor justo da companhia seria o valor de todas as ações em negociação ou o valor IPO caso este tenha ocorrido recentemente. Tal metodologia assume que os agentes do mercado possuem todas as informações e conhecimentos necessários para definir um valor justo de companhia em tempo real, e que, portanto, o valor negociado em bolsa seria o valor mais justo. A fragilidade neste caso consiste na premissa de que todos os agentes possuem as mesmas informações e conhecimentos suficientes para definir as implicações práticas de cada uma delas. Em uma eventual negociação é possível que uma das partes, seja a compradora ou vendedora, discorde deste valor por entender que o mercado eventualmente está superestimando ou penalizando excessivamente algum aspecto da companhia.
A avaliação através do fluxo de caixa descontado ou fluxo de caixa livre baseia-se na premissa de que o valor justo da companhia seria o valor presente de todos os fluxos de caixa livre esperados em um horizonte de tempo infinito. O fluxo de caixa livre representa o valor de caixa disponível para os investidores, depois de satisfeitas as obrigações, descontando-se as variações na