CUSTO INDIRETO
Com o uso de sucata de ferro e aço na SIGMA estima usar cerca de 300 mil toneladas da matéria-prima por ano, o que pode ser aumentado de acordo com o crescimento da demanda na produção do aço.
O uso da sucata de ferro e aço como insumo para produzir aço está aquecendo o mercado de reciclagem, desenvolvendo a atividade e evitando o descarte desse material na natureza. A SIGMA utiliza em sua produção a proporção de 30% ferro-gusa na forma líquida e 70% de sucata metálica para obter o aço. Vários estados brasileiros vendem sucata para a SIGMA.
Para os recicladores que estão distantes da usina, a SIGMA disponibiliza os serviços de prensas-móveis para a compactação das sucatas, tornando as cargas mais densas, viabilizando a redução do custo de transporte e aumentando a segurança no manuseio desses materiais. Como parte da política Ambiental e de Segurança da SIGMA, o processo de reciclagem requer a capacitação e adequação de seus fornecedores para o fornecimento de alguns tipos de sucatas. Dentro do plano de ação de sua área de metálicos, a SIGMA está buscando parcerias e elaborando projetos mais efetivos com relação ao mercado de sucata na região.
CUIDADOS COM O AR
Os gases gerados pelos Altos-Fornos durante a produção do ferro-gusa são tratados e usados no forno de reaquecimento dos tarugos no processo de Laminação do aço. A iniciativa evita a emissão de gases no meio ambiente e ainda reduz o consumo de energia.
Outro investimento em meio ambiente é o Sistema de Despoeiramento que funciona através de filtros de mangas que retiram do ar partículas sólidas geradas no processo de produção de aço na Aciaria. Após a filtragem, o