Custos Indiretos
São todos aqueles custos que não se apropriam diretamente a um bem ou função no momento que esta ocorrendo.
Nos bens ou nas funções é atribuído parcelas de custos a cada um, criando um critério de rateio. O custo é comum a diferentes tipos de bens, porém, não podem ser separadas no momento da sua ocorrência
Os custos indiretos podem ser identificados como aqueles custos que não podem ser identificados, entendido ou pode-se dizer ate mesmo que é um custo que não pode ser atribuído a um produto ou uma linha de produto, precisando de taxas ou critérios de rateio para que possa ser atribuído ao objeto financiado.
Custos indiretos são todos aqueles custos que mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por um critério de rateio.
Alguns exemplos de custos indiretos:
Mão de obra indireta;
Materiais indiretos;
Depreciação
Manutenção
Seguro
Outros custos indiretos que existem também são aqueles custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços.
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
CUSTOS INDIRETOS
NITERÓI
2014
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
CUSTOS INDIRETOS
NITERÓI
2014
Custos indiretos
Os custos indiretos são todos aqueles que podem ser identificados como o objeto de custeio com uma maneira economicamente viável, porque são comuns a dois ou mais objetos de custeio ( áreas ou produtos).
Os custos indiretos são aqueles que são alocados ao objeto do custo por meio do método de alocação dos custos que os denomina rateio. São aqueles que não oferecem condições de medidas objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e arbitraria.
Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta,