Hinos Pátrios
Hinos Pátrios
Biografia dos Autores:
Hino Nacional
Composto por Francisco Manuel da Silva (Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1795 - Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 1865) que foi um compositor, maestro e professor brasileiro. Aluno e substituto de José Maurício na Capela – Real. Fundou a Sociedade de Beneficência Musical e o Conservatório de Música.
Poema escrito por Joaquim Osório Duque-Estrada (Vassouras, 29 de abril de 1870 — Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 1927) foi um poeta, crítico literário, professor e ensaísta brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Autor do livro de poemas Alvéolos (1886).
Hino da Bandeira
Composto por Francisco Braga (Rio de Janeiro, 15 de abril de 1868 — Rio de Janeiro, 14 de março de 1945) que foi um compositor, regente e professor brasileiro. Foi para Europa estudar e foi autor de muitas outras obras, como a música o Contratador de diamantes. Membro da Academia Brasileira de Música.
Poema escrito por Olavo Bilac (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1865 — 28 de dezembro de 1918) que foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro. Membro-fundador da Academia Brasileira de Letras.
Hino da Independência
Composto por D. Pedro I (Queluz, 12 de outubro de 1798 — Queluz, 24 de setembro de 1834) Alcunhado o Libertador, foi o fundador e primeiro soberano do Império do Brasil, antes disso já havia sido proclamado ainda em São Paulo, primeiro rei do reino independente, que em seguida se tornaria império no Rio de Janeiro Como rei D. Pedro IV, reinou em Portugal, onde também ficou conhecido como o Libertador, o Liberal e o Rei Soldado. Nascido em Lisboa, D. Pedro foi a quarta criança do rei Dom João VI de Portugal e da rainha Carlota Joaquina, e assim membro da Casa de Bragança. Quando seu país foi invadido por tropas francesas em 1807, foi com sua família para o Brasil. Também demonstrou virtuosidade no ramo musical tendo como referência principal