Custo do dinheiro ao longo do tempo
Título: Custo do dinheiro ao longo do tempo
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
A determinação dos juros é a forma de analisar o valor do dinheiro ao longo do tempo, que pode ser feito através de uma capitalização simples ou composta.
Justificativa
Aplicando o dinheiro a juros simples, os juros são sempre calculados sobre o valor inicial, tendo assim um crescimento linear (ABREU, 2012).
Quando aplicamos a juros compostos, eles são calculados sobre o valor inicial acrescido dos juros já vencidos apresentando um crescimento de forma exponencial (ABREU, 2012).
Desta forma analisaremos os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização no dia a dia das empresas, tanto nos tipos de aplicação como nos de captação de recursos.
Deixando assim um posicionamento sobre o mais adequado.
Desenvolvimento
Na aplicação de recursos excedentes temos algumas alternativas básicas como as aplicações junto às instituições financeiras com prazo fixo, para quando não necessita utilizar os recursos, as taxas são maiores, mas o retorno não é imediato; ou com prazo livre onde o rendimento fica livre para movimentação e as taxas são mais baixas. Temos também as aplicações em ativos reais, que são as aplicações em imóveis, moedas, têm liquidez diária, no entanto trata-se de operações de risco, não recomendadas para curto prazo (PANEGALLI, [s. d.]).
Dentro desses tipos de regime, os pontos positivos seriam as taxas mais altas que darão uma rentabilidade maior desde que o rendimento não tenha a necessidade de ser utilizado em curto prazo. E os pontos negativos, os riscos das operações e as taxas baixas quando é necessário movimentar o rendimento.
Já na captação de recursos as alternativas são, capital inicial e aumento de capital através da aplicação dos lucros acumulados obtidos junto aos sócios, empréstimos em instituições financeiras, financiamento das mercadorias obtido junto aos