Custo de producao do leite
Esta publicação, intitulada CUSTO DE PRODUÇÃO DO LEITE, destina-se a produtores de leite, estudantes e técnicos que atuam na Bovinocultura de Leite. Não foi objetivo dos autores discutir profundamente os tópicos nela abordados e sim, em caráter bem prático, informar aos leitores a importância de conhecer e como determinar o custo de produção do leite em um sistema de produção.
Fevereiro/2000
CUSTO DE PRODUÇÃO DO LEITE
Marcos Aurélio Lopes1 Francisval de Melo Carvalho2
1. INTRODUÇÃO
Devido à nova ordem econômica, os negócios agropecuários revestem-se da mesma complexidade, importância e dinâmica dos demais setores da economia (indústria, comércio e serviços), exigindo do produtor rural uma nova visão da administração dos seus negócios. Assim, é notória a necessidade de abandonar a posição tradicional de sitiante / fazendeiro para assumir o papel de empresário rural, independente do tamanho de sua propriedade rural e do seu sistema de produção de leite. A necessidade de analisar economicamente a atividade leiteira é extremamente importante, pois, por meio dela, o produtor passa a conhecer com detalhes e a utilizar, de maneira inteligente e econômica, os fatores de produção (terra, trabalho e capital). A partir daí, localiza os pontos de estrangulamento, para depois concentrar esforços gerenciais e tecnológicos, para obter sucesso na sua atividade e atingir os seus objetivos de maximização de lucros ou minimização de custos. A análise econômica é o processo pelo qual o produtor passa a conhecer os resultados obtidos, em termos monetários, de cada atividade da empresa rural. É por meio de resultados econômicos que o produtor pode tomar, conscientemente, suas decisões e encarar o seu sistema de produção de leite como uma empresa.
1. Professor do Departamento de Medicina Veterinária da UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA), Doutor em Zootecnia (Bovinocultura de Leite). 2. Professor do Departamento de Administração e Economia/UFLA, Mestre em