Texto Leite
Projeto de Administração Rural e Socioeconomia
CUSTO DE PRODUÇÃO DA ATIVIDADE LEITEIRA
*Econ. Adilson Dalponte
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTENDER A PLANILHA DE CUSTO DE PRODUÇÃO 2012/2013
O custo de produção é um instrumento importante no gerenciamento da atividade leiteira.
Através da análise do custo de produção pode-se identificar os pontos fortes e as deficiências em termos de resultados técnicos e econômicos, podendo agir diretamente, a qualquer momento, para a solução dos problemas apresentados pela atividade leiteira.
A planilha de custo de produção da atividade leiteira apresentada no final deste documento traz informações técnicas e econômicas de propriedades rurais da região de Tubarão, acompanhadas durante o ano agrícola, compreendido pelo período de 01 de julho a 30 de junho de cada ano (o número de propriedades acompanhadas está identificado em cada planilha).
A planilha de custo é gerada a partir do agrupamento dos dados das propriedades acompanhadas, sendo que as 25% melhores propriedades, em termos de LUCRO /LITRO de leite, fazem parte do grupo CABEÇA, os 25% piores resultados, fazem parte do grupo COLA e o grupo MÉDIA, é composto por 100% das propriedades. Os resultados chamados de CABEÇA, MÉDIA e COLA, são obtidos a partir da média aritmética dos indicadores das propriedades que fazem parte de cada Grupo.
Para que a propriedade faça parte da COMPARAÇÃO DE GRUPO, ou seja, para que seus dados sejam “misturados” às propriedades, precisamos analisar, individualmente, alguns aspectos da estrutura das propriedades, como: área de terras total e utilizadas, capital com máquinas, equipamentos e construções, mão-de-obra disponível, preço recebido pelo litro do leite, número de vacas, raça, índices técnicos e econômicos apresentados pela atividade, disponibilidade de pastagens e a qualidade das informações prestadas