Atividade de leitura e interpretação
"Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, começou a calcular o lucro que teria com a venda dele.
- Com este dinheiro, comprarei muito ovos. Naturalmente, nem todos estarão bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos. Levarei alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar, aumentarei o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, terei uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens, pedir-me-ão em casamento. Escolherei, naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Como me invejarão as amigas! Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Todos dirão que sou a noiva mais elegante da cidade.
Assim pensando, sacudiu a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada sobrou para vender no mercado."
(Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha)
Baseada em uma fábula de Esopo
Fernando Kitzinger Dannemann
SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:
A fábula é um pequeno texto fácil de ser compreendido. As sugestões sobre o estudo desta fábula devem ser adaptadas de acordo com o grau de dificuldade e de escolaridade dos alunos. O professor também pode diversificar as atividades em cada turma.
1- ORALIDADE: a- Você conhece a fábula “A Moça e a Vasilha de Leite”? b- Quem é o autor do texto? c- Conhece outras fábulas desse autor? Quais? d- Leitura do Professor e- Leitura do Aluno
2- DIVISÃO DA ESTRUTURA: a- Situação inicial: b- Obstáculo: c- Tentativa de solução: d- Resultado final: e- Moral:
3- QUESTÕES SOBRE O TEXTO: a- Quem é a personagem principal? b- Quais as características desta personagem? c- Existem personagens secundários? d- Há um narrador? Quem? e- Onde o fato aconteceu? f- Identifique no texto palavras que expressem lugar. g- Identifique palavras que dão pistas da época em que os fatos
aconteceram