Texto Leite
Isler Silveira Leite
1 – INTRODUÇÃO
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o Patrimonio das entidades; seus fenômenos, variações, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo, realizam os registros dos fatos e atos de natureza economico-financeira que afetam este mesmo patrimônio e estuda suas consequências na dinâmica financeira. E assim prover seus usuários com informações de naturezas econômicas, financeiras e de produtividade com relação à empresa objeto de contabilização.
O principal objetivo da contabilidade é divulgar informações de grande relevância e influência nas atividades operacionais da empresa, e fornecer periodicamente a posição patrimonial e financeira e os resultados das operações ocorridas na empresa, permitindo aos usuários a avaliação da empresa e diretrizes para tendências futuras.
Neste sentido, o uso das informações contábeis tornou-se indispensável no processo de tomada de decisões devido principalmente à alta competitividade do mercado.
A função da contabilidade vai além de registrar fatos e atender as exigências legais e fiscais, atuando como fonte de informações para o gerenciamento e suporte de toda a organização. Por isso a relação do processo de escrituração contábil e a informática que se constitui uma relação de muitos anos têm trazido para os profissionais de contabilidade um aprendizado e mudanças no processo de elaboração dos trabalhos.
Por outro lado, num país onde há constantes mudanças na Legislação e nos Regulamentos, no que dizem respeito aos tributos, as empresas necessitam de ferramentas, que possam lhe prestar informações precisas e corretas.
É neste sentido que o uso da informática nas empresas de serviços contábeis ou prestadores de serviços, tornou-se fundamental para a sobrevivência da atividade empresarial, e fator relevante para melhorias nos processos operacionais e para o crescimento da prestação dos serviços contábeis.