Custo de oportunidade
O crescimento continental, seja ele por inércia ou por aproveitamento efetivo do crescimento da china, é outra conseqüência dessa ascensão chinesa nos últimos anos.
O impacto mundial já é bem grande em função do crescimento chinês, uma vez que mesmo não sendo um País desenvolvido ainda, a China já é a segunda maior economia do mundo, portanto, se tu quiseres prosperar como País, necessariamente tu precisarás negociar com a China e seus parceiros asiáticos.
Os manufaturados chineses tomam conta cada vez mais dos mercados mundiais, a representação dos BRICs cresce potencialmente nas influencias negociais no mundo, encabeçado pela China. Os países integrantes ganham respeito e influencia política e econômica frente aos órgãos internacionais e países desenvolvidos.
Isto posto, podemos enxergar e projetar as influencias atuais, que já são muitas, catalisadas cada vez mais com o crescimento exponencial do Estado chinês. A liderança mundial econômica parece um destino certo para os chineses e as boas práticas são copiadas e aprimoradas, seguindo a própria cartilha chinesa de copiar para produzir, produzir para competir e competir para conquistar.
2- Os EUA serão, ainda, o destino econômico