Custeio agrícola em cooperativa de crédito
Com a globalização, o mercado tornou-se vulnerável à agilidade das informações gerando assim grandes opções de tecnologias e tipos de produtos e serviços. Com isso, cada vez mais, as empresas estão atentas às necessidades do consumidor, buscando alternativas para que possam atendê-los de uma forma satisfatória e que também gere a fidelização do cliente.
Com as Cooperativas de crédito não é diferente. Muito pelo contrário, o valor cliente pesa ainda mais por serem associados, sendo assim, donos da Cooperativa.
Em busca de um posicionamento no mercado, atualmente as empresas se empenham em estudar o seu mercado-alvo e baseam-se na qualidade do serviço prestado. A satisfação do cliente passou a ser mais importante.
O tema do presente trabalho aborda a melhoria da qualidade do processo de serviço visando satisfação do cliente. Nesse sentido, foi desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado, especificamente na área de Satisfação do Cliente, como requisito para aprovação e conclusão do curso de Administração de Empresas no Centro Universitário do Distrito Federal - UniDF.
O objetivo deste trabalho é apresentar elementos essenciais para que o setor de Crédito Rural pertencente a uma Cooperativa de Crédito Rural promova a melhoria de processos, na busca de soluções para problemas que vêm dificultando a realização de suas atividades.
O resultado final do estudo é a proposição de ações de melhoria de processos de liberação de custeios agrícola e pecuário.
Espera-se, com este pesquisa, identificar lacunas existentes nas práticas e procedimentos adotados por uma Cooperativa de Credito Rural, que possam estar ocasionando insatisfação dos associados no que diz respeito à liberação dos cuteios agrícolas e pecuários.
O presente trabalho foi realizado a partir da metodologia de pesquisas bibliográficas, documentais, pesquisa de campo, estudo de caso, descritiva e explicativa para um