Contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial deve fazer a conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como agente motivador, pois premia as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa.
A Contabilidade Gerencial e seu papel
A competição esta cada vez mais acirrada, exigindo que empresas se adaptem rapidamente. Elas precisam tornar a mudança em uma norma. A organização precisa estar preparada para esse novo desafio, que antes de qualquer coisa é uma mudança de mentalidade. Cada vez mais o sucesso pode durar pouco, a vantagem conseguida pode ser dissipada de muito pouco tempo.
A organização, bem como as pessoas, têm que aprender a lidar com essa “nova mudança”. Essa mudança só pode ser acompanhada se abandonar os conceitos tradicionais de administração e usar novos conceitos. Os processos de raciocínio são a base para uma organização de aprendizagem, para se criar uma organização que causa mudanças e, consequentemente, que entra num processo de otimização contínua. ( Corbett, 1997;