Indicadores
Na visão moderna do mercado globalizado e de competitividade, as empresas atuais buscam melhorar a qualidade, aumento da produtividade e intensivamente na redução de custos. Neste contexto é que surgem os indicadores de desempenho, cuja função é evidenciar a necessidade de ações de melhoria e verificar se as ações de melhoria implantadas estão produzindo os efeitos desejados. A mensuração e análise da produtividade são aplicadas para compreender problemas organizacionais, onde a produtividade é um componente de sucesso e fator de competitividade das organizações. Por isso, é importante o seu monitoramento através de indicadores que apóiem decisões administrativas.
2 INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
O grande aumento da produtividade gera enormes benefícios que atingem a sociedade como um todo, empresas e trabalhadores. Assim, evidencia-se a importância do monitoramento da produtividade, pois as medidas são usadas como ferramenta gerencial. As medidas de produtividade devem ser vistas como instrumentos auxiliares na detecção de problemas e no acompanhamento dos sistemas de produção. O conhecimento destes indicadores e a medida da produtividade servem para tomar decisões, bem como verificar se as decisões tomadas no dia a dia estão corretas. Os indicadores de produtividade estão relacionados à eficiência dos processos industriais, tratando da utilização dos recursos para a geração de produtos e serviços, mede o desempenho dos diferentes processos e o esforço em fazer coisas. Os indicadores de produtividade devem permitir coleta e análise de dados de forma simples e direta, as medições devem ser transformadas em gráficos para melhor visualização. As medidas certas de desempenho tornam a melhoria do processo, não só possível, como também contínua, elas relatam suas atividades e motivam as
pessoas a controlá-las. O próprio operador monitora seu progresso, prevê e evita problemas e melhora continuamente o processo.
2 INDICADORES DE PRODUÇÃO NA