Resumo da aula de ciencias
Vírus
Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico(DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucléicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório protéico formado por uma ou váriasproteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.
Resfriado
O resfriado (no Brasil), ou constipação (em Portugal), é um estado gripal que incide, muito frequentemente, no trato respiratório superior ocasionando respostas imunológicas como a coriza (secreção nasal) e tosse. Esta doença é causada por vírus, mais frequentemente do tipo Rhinovirus ou Coronavirus. O tratamento é meramente sintomático e raramente ocorrem complicações.
A transmissão se dá pelo contato (direto ou indireto) com indivíduos infectados.
AntiCorpos
Na presença de moléculas, partículas ou micro-organismos estranhos ao corpo (antígenos), uma classe de glóbulos brancos, denominados linfócitos, é responsável por atuar contra a ação desses.
Gripe
A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus ARN da família Orthomyxoviridae (dos vírus influenza). O nome influenza vem da língua italiana, e significa "influência" (em latim, influentia). Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos. Embora às vezes seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus. Pode causar náusea e vômito, especialmente em crianças mas tais sintomas são mais característicos da não relacionada gastroenterite, que pode ser chamada de "gripe de estômago" ou "gripe de 24 horas".
Bactéria