AULAS DE CIENCIAS resumo banner
Almeida, Elder Tanio Gomes de. elder.tanio@gmail.com
Vieira, Max. Maxvieri2011@hotmail.com
Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO
As aulas de ciências para os alunos de 5º ano é uma grande aliada na divulgação cientifica nas salas de aula e também para a construção dos conhecimentos ensinados nas aulas de ciências no Ensino Fundamental. É de suma importância à iniciação cientifica nas redes publicas para desenvolver e estimular os alunos a pesquisar de forma criativa os temas trabalhados em sala de aula.
OBJETIVO GERAL
Analisar o desempenho dos alunos do 5º ano pelos temas abordados nas aulas de ciências e as dificuldades do docente sobre os temas trabalhados na escola investigada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1) Identificar os fatores que dificultam a elaboração das aulas de ciências a partir do olhar do aluno e dos professores.
2) Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa nas aulas de ciências do ensino fundamental.
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
A referida pesquisa será de caráter qualitativa possibilitando o conhecimento mais profundo da realidade, através da interação entre os sujeitos envolvidos na pesquisa, de acordo com Minayo:
A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, não um nível de realidade que não pode ser quantificada. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos a operacionalização de variáveis (MINAYO, 2003, p.22).
Nesta perspectiva, a abordagem qualitativa permite analisar os principais aspectos que interferem no processo de ensino e aprendizagem do ensino de ciências no 5º ano do ensino fundamental, e apontar alternativas metodológicas para a melhoria das dificuldades do ensino