Questões de leitura e produção de textos
Sim constitui em uma forma de comunicação. Apesar de Hanna não saber ler, nos momentos em que Michael lia para ela, mesmo sem saber do que se tratava ela viajava na idéias dos livros, eram essas as horas em que ela se sentia realmente bem.
A partir do momento que ela aprendeu a ler, ela compreendeu não só o mal que ela fez aos outros, mais também descobre o amor dentro dela.
Ela descobriu o quão importante é a leitura na vida de todos. A força de vontade dela em aprender a ler era imensa, tanto que quando ela decidiu aprender, ela tentava escrever de acordo com as gravações que Michael tinha a enviado e ao mesmo tempo vendo as letras no livro.
A comunicação foi o trunfo de Hanna para aprender a ler.
4- Comente de forma argumentativa a discrepância existente entre o universo do menino, que é envolvido pelo estudo de clássicos da literatura universal e da protagonista (Hanna Schmitz), que em meio a uma cultura super desenvolvida intelectualmente, como a alemã, é analfabeta.
Concerteza o universo do menino (Michael Berg) é bem diferente do universo de Hanna, a família o tempo todo o pressionava a estudar, apesar de serem extremamente frios em relação aos sentimentos dele, se preocupavam bastante em como ele estava na escola.
Por Michael ler muitos livros e conseguir falar várias línguas diferentes, ele tinha uma noção completamente diferente da dela em relação ao mundo, ele era mais aberto e mais confiante.
Já Hanna Schmitz parece ter vindo de uma família menos preocupada com a escola, aonde ela teve que começar a trabalhar cedo, não dando o valor merecido aos estudos.
Podemos ver claramente no filme como a falta de leitura deixa as pessoas mais fechadas e mais dependentes dos outros.
Ela tinha um olhar que indicava desconfiança, e se mostrava uma mulher bastante durona, ela usava isso como mecanismo de defesa