Custeio ABC
1 CONCEITO BÁSICO DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE ABC
As empresas no atual mundo globalizado se vêem diante da constante necessidade de ofertar produtos de alta qualidade e baixos custos. Para isso elas tem se voltado para sua estrutura organizacional interna, com o objetivo de reduzir custos, administrar de maneira eficiente seus recursos disponíveis.
A contabilidade de custos é um instrumento que auxilia o gestor na apuração dos valores para a produção de bens, mercadorias e serviços, como também averiguar os resultados, mensurando os estoques de produtos acabados e /ou elaboração, oferecendo informações para a tomada de decisões.
No Brasil são três os métodos de custeio principais, sendo eles: Custeio por Absorção, Custeio Variável e Custeio ABC.
O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Activity – Based Costing) é um método de custo que procura reduzir as distorções causadas pelo uso do rateio arbitrário, que se faz necessário ao Custeio por Absorção e Variável. Para isso, permite mensurar com mais propriedade a quantidade de recursos consumidos por cada produto durante o processo de sua manufatura.
Esse custeio surgiu com necessidade que as empresas tiveram em melhor retratar o custo dos produtos, discriminado as atividade que adicionam valor aos produtos, bem como as que não adicionam valor. Para tanto necessário é que se atribua valor á atividades e posteriormente atribua o custo das atividades ao produtos e ou serviços.
Segundo NAKAGAWA (2000, p.38) são as atividades das áreas funcionais de manufatura que consomem recursos, e os produtos consomem as atividades:
Como por exemplo, estabelecer relações com fornecedores, comprar, receber, desembolsar, preparar uma máquina ou célula de produção, operar a máquina, reorganizar o fluxo de produção, redesenhar o produto, realizar uma venda, e assim por diante.
O sistema de custeio por atividade se baseia no entendimento que os produtos