Custeio abc
As mudanças e os novos desafios ambientais enfrentados pelas empresas têm exigido enorme esforço para a atualização no âmbito da contabilidade no que diz respeito aos métodos de custeio.
Diante do crescente avanço tecnológico e metodológico dos últimos tempos e do conseqüente aumento da competitividade, surgiu a necessidade do aumento da qualidade, da economia do tempo e da redução dos custos por parte das empresas, a fim de evitarem como decorrência imediata daquele, a crescimento galopante. Foi em virtude desses problemas que nasceu um método que revolucionou o gerenciamento empresarial: o Custeio ABC (activity based costing).
O método ABC é uma dessas atualizações que reúnem as características e fundamentaçao suficiente para marcar uma nova faze na historia dos métodos para a gestão dos custos das organizações empresariais.
É um sistema de custeio baseado na análise das atividades significativas da empresa. Baseia-se a premissa da que são as atividades, e não os produtos, que provocam o consumo de recursos, e estas atividades, conforme são requeridas é que formarão os custos dos produtos.
DEFINIÇÃO E CONCEITOS DE ABC
Definição: O Activity Based Costing não é um sistema de acumulação de custos para fins contábeis, ou seja, não apura custos de produtos e serviços para a elaboração de balanço e demonstração de resultado. É um sistema de análise de custos, que busca “rastrear” os gastos de uma empresa para analisar e monitorar as diversas rotas de consumo dos recursos “diretamente indentificáveis” com suas atividades mais relevantes, e destas para os produtos ou serviços. Assim, é o sistema de informações sobre os produtos e atividades da empresa. Identifica as atividades realizadas, rastreia os custos para essas atividades, e estas para os produtos ou serviços elaborados.
O Activity Based Costing permite uma análise de sustos através das atividades da empresa. Cada atividade descreve o que a empresa faz e quanto de recursos ela utiliza para