curva de solubilidade
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.
Ao menos que teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagente se transformando em produto e de produtos se transformando de volta em reagentes.
A maioria das reações químicas é reversível, e acontecem simultaneamente em dois sentidos opostos. No equilíbrio as reações em ambas as direções, direta e oposta continuam a ocorrer. Porém as concentrações dos reagentes e produtos permanecem constantes porque no equilíbrio as velocidades das reações diretas e inversas são iguais.
Objetivo
Verificar a alteração do equilíbrio químico.
Materiais e Reagentes
Balança
Tubo de ensaio
Pipeta
Bastão de Vidro
Béquer
Balão Volumétrico
Espátula
Hidróxido de Sódio
Ácido Clorídrico
Ácido Sulfúrico
Dicromato de Potássio
Hidróxido de Amônio
Carbonato de Sódio
Sulfato de Magnésio
Procedimento experimental
Preparou- se 100 mL de uma solução de hidróxido de sódio 0,1 M, em seguida preparou- se uma solução de dicromato de potássio 0,05 M.
Em um tubo de ensaio adicionou-se 5 mL da solução de hidróxido de sódio, e em outro tubo colocou- se 5 mL de dicromato de potássio até a modificação da cor de laranja para amarelo. Deixou- se estes dois tubos como padrão. Pegou-se mais 5 tubos, colocou- se 5mL de dicromato de potássio em cada um e adicionou-se hidróxido de sódio suficiente para ocorrer mudança de cor.
Resultado e discussão
Preparou-se as soluções através dos seguintes cálculos abaixo.
100 mL da solução de dicromato de potássio
250 mL de HCL a 0,5M
M= = 0,5 = m = 4,56g
d= = 1,18 = = v = v = 3,86 mL
100 mL solução de NaOH
M= = 0,1 = m = 0,48g
250 mL ácido sulfúrico
M= = 0,5 = = m = 12,25g d= = 1,82 = = v = v = 6,7 mL
Foram numerados 7 tubos de