curva de solubilidade
Não é somente a natureza do soluto e do solvente que influencia, mas a temperatura também é importante. No seguinte experimento veremos como a temperatura influencia na solubilidade de NaNO3 e KNO3.
Introdução:
O composto químico nitrato de potássio ou, erroneamente, embora comercialmente usado, nitrato potássico é um nitrato cuja fórmula é KNO3. Atualmente, a maioria do nitrato de potássio vem dos vastos depósitos de nitrato de sódio existentes nos desertos chilenos. O nitrato de sódio é purificado e posteriormente colocado para reagir com uma solução de cloreto de potássio, na qual o nitrato de potássio obtido, menos solúvel, cristaliza.
O nitrato de sódio é um composto químico de fórmula NaNO3, cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento químico. Solúvel em água, álcool e amônia líquida.
Algumas aplicações: fabricação de nitrato de potássio, fertilizantes, explosivos. Também usado em algumas carnes enlatadas para preservar a cor.
Encontrado na natureza, sendo esta sua principal fonte comercial. Os maiores depósitos naturais estão no Chile, Peru, Argentina e Bolívia. Por isso, também chamado salitre do Chile.
Existem certo termos que se aplicam a todos os tipos de soluções e que devem ser compreendidos. As substâncias em maior quantidade numa solução e o soluto, sendo todas as demais substâncias da solução o soluto. Há um limite para a quantidade de soluto que se dissolvera em uma quantidade fixa de solvente a uma temperatura especifica, por exemplo, se adicionarmos cloreto de sódio a 100cm3 de H2O a 0°c, apenas 35,7 g do sal dissolvera, independentemente da quantidade total que for colocada de água. Uma solução com esta, que contem tanto soluto dissolvido quanto ela pode conter em contato com um excesso de soluto é dita saturada.
(Brady, 1982)
Se ela contem menos soluto do que o necessário para saturação, ela é chamada não-saturada, e soluções supersaturadas são soluções que contem mais