Curva de possibilidade de produção ou curva de transformação
Ela é decrescente por causa do sacrifício que tem de ser feito ao se optar pela produção de um bem quando os recursos estão plenamente empregados (o aumento da produção de um bem implica a queda da produção do outro, em cima da CPP) e a CPP é côncava em relação à origem em virtude da chamada Lei dos custos crescentes.
2-Analisando -se uma economia de mercado, observa-se que os fluxo real ou monetário conjuntamente, formam o fluxo circular de renda. Explique como o sistema funciona.
A começar pelo total da procura de bens e serviços, esse total, da forma como se encontra definido na Conta de Produção, resulta da soma aos fluxos de procura agregada, como: (consumo das unidades familiares, consumo do governo, formação bruta de capital fixo e exportações) aos quais se adiciona, quando positiva, a variação de estoques. Quando determinado o total da procura de bens e serviços, podemos deduzir os demais agregados. macroeconômicos definidos através do fluxo circular. Os fluxos correspondentes às categorias de transações interpostas entre esses conceitos de agregados Os macroeconômicos se canalizam para três unidades captadoras: acumulação, governo e o resto do mundo. Sendo assim, recanalizam-se, sob a forma de procura agregada, para realimentar constantemente os circuitos circulares das atividades de produção e de apropriação.
3- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Bens de capital: São bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços. O bem de capital não é diretamente incorporados no produto final. Indivíduos, organizações e governos usam bens de capital na produção de outros bens ou mercadorias.
Bens de consumo: Bem de consumo é um bem que tem o objetivo de satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo ou família. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete