Economia
2.1 - Economia é: a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos (renováveis e não renováveis) produtivos escassos, distribuídos desigualmente em uma determinada região, com mobilidade imperfeita, na produção de produção de bens e serviços (setores primários e secundários), de modo a distribuí distribuí-los (setor terciário) entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as satisfazer as necessidades humanas.
2.2 - Conceitos:
Nesta definição contém vários conceitos importantes, que são a base o objeto do estudo da ciência econômica:
Escolha
Escassez
Necessidades
Recursos
Produção
Distribuição
2.3 - Escassez vs. Necessidades:
Recursos ou fatores de produção são escassos; necessidades humanas são ilimitadas; obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.
2.4 - Problemas econômicos fundamentais:
Escassez: as pessoas querem mais do que podem obter com os recursos disponíveis.
Custo de oportunidade: o valor de uso do qual as pessoas desistem é o custo de oportunidade dessa escola, também definido como o valor da melhor opção abandonada.
Análise marginal: a análise dos custos e benefícios da unidade marginal de um bem ou insumo.
2.5 - Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção:
Para obter os bens e serviços há a necessidade de recursos à disposição para conseguir produzi-los. São chamados de fatores de produção. São eles: a terra, o trabalho, o capital e a tecnologia (conhecimento). Complexo de unidade de produção: Constituído pelas empresas; Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: Base da organização da sociedade; Sistema capitalista, ou economia de mercado: Regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
2.6 - Curva