CURVA ABC 1
A CURVA ABC
ALEX B. DE OLIVEIRA
ANTONIO LEANDRO LEMES GARCIA
CYNTHIA DO CARMO
EVANDRO DE MOURA SANTOS
PRISCILA PASARELLA DE CARVALHO
SÃO PAULO
ABRIL/2015
A CURVA ABC
ALEX B. DE OLIVEIRA
ANTONIO LEANDRO LEMES GARCIA
CYNTHIA DO CARMO
EVANDRO DE MOURA SANTOS
PRISCILA PASARELLA DE CARVALHO
Trabalho apresentado ao Professor Rogério Perângelo, da disciplina Administração da Produção e Operações, da turma de Processos Gerenciais.
SÃO PAULO
ABRIL/2015
RESUMO
Este estudo foi realizado com o objetivo de verificar como a curva ABC pode ajudar o administrador de estoques a analisar as condições e necessidades dos estoques em relação aos itens que demandam maior consumo e valor financeiro e também para mostrar como a partir de algumas ferramentas de auxílio, a gestão de estoques torna-se um diferencial mercadológico.
SUMÁRIO
A CURVA ABC 1
INTRODUÇÃO 4
CURVAS ABC 5
CLASSIFICAÇÃO ABC 5
EXEMPLO 8
INTRODUÇÃO
A administração de materiais é imprescindível para o sucesso das organizações, principalmente no mundo competitivo atual. Administrar estoques é uma arte que resulta de uma série de técnicas que podem e devem ser utilizadas por administradores, buscando alternativas que possibilitem baixar cada vez mais a necessidade das empresas em disponibilizar altos valores na compra e no armazenamento de materiais sem a necessidade de aquisição.
De acordo com o autor Pozo (2007), o just –in –time é um termo cada vez mais comum na rotina de trabalho dos administradores de estoques. Hoje em dia não se enxerga os altos estoques como vantagem competitiva e sim como recurso financeiro utilizado incorretamente. Assim, a produção é abastecida em tempo real, no momento certo, que proporciona o