Administração de materiais
AULA 4
Administração de Materiais
Objetivo da Aula
Apresentar os conceitos da Curva ABC, as técnicas de montagem da curva ABC, metodologia de cálculo da curva ABC
Conteúdo Geral da Aula
1. Curva ABC - Definições
2. Exemplo Curva ABC
3. Lista de Exercícios – Curva ABC
Introdução
1. Classificação de Materiais Curva ABC
Curva ABC
Vilfredo Pareto 1848 - 1923 Economista No fim do século XIX, o economista sociopolítico Vilfredo Pareto observou que havia uma distribuição desigual de riqueza e poder na população total. Ele calculou matematicamente que 80% da riqueza estava em mãos de 20% da população.
(Será que o Brasil ainda está no século 19 ?)
Classificação de Materiais – CURVA ABC
1. Conceituação
• A Análise ABC é uma das formas mais usuais de examinar estoques. Essa análise consiste na verificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), de consumo, em valor monetário ou quantidade, dos itens de estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância. • Não existe forma totalmente aceita de dizer qual o percentual total dos itens que pertencem à classe A, B, ou C.
Classificação de Materiais – CURVA ABC
1. Conceituação
Método que permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Após ordenados pela importância relativa, as classes da curva ABC podem ser definidas em: Classe A: Grupo de itens mais importante que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela administração. Classe B: Grupo intermediário. Classe C: Grupo de itens menos importantes em termos de movimentação, no entanto, requerem atenção pelo fato de gerarem custo de manter estoque.
Classificação de Materiais – CURVA ABC
Curva ABC típica
Valor do Estoque (%)
100 95 75
C
B A
5
25
100
5
20
75
% de quantidade de itens
FONTE: VIANA, 2000, p. 65
Classificação de Materiais – CURVA ABC