Curtimento
Por isso, hoje existe uma grande preocupação com o destino dos efluentes contendo cromio e também a efetividade do tratamento que esses efluentes são submetidos antes de serem lançados no meio ambiente.
Essa grande preocupação se deve ao fato de que o cromio é o material mais utilizado para o curtimento do couro, e atualmente, nenhum agente curtente consegue substituí-lo completamente.
A água do curtimento pode ser reutilizada após a retirada do cromio, e ela pode ser empregada:
Direta: utilizada sem tratamento para um fim menos nobre
Indireta: utilizada em outro local após ser devidamente tratada.
Reciclagem: a água é reutilizada no mesmo processo após ser tratada.
Tratamentos para o cromio:
Adsorção: Adsorvente solido atrai o adsorvito através de forças atrativas (celulose, polpa de beterraba, lama vermelha).
Troca iônica: parecido com a adsorção, retém solutos nos sólidos. Adsorvato fica retido no solido trocador de íons (carvão ativado, resinas sintéticas, essas removem quase todos os metais pesados).
Osmose reversa: através de uma membrana semipermeável, o fluido passa e os rejeitos ficam retidos.
Flotação: micro bolhas anexam partículas em suspensão na água e formam aglomerados de menor densidade, fazendo com que se acumulem na superfície, onde são removidas.
Precipitação: é adicionado hidróxido de sódio, após isso o precipitado é retirado através de sedimentação ou filtração. Por ultimo, ele é redissolvido com acido sulfúrico, e depois empregado novamente no processo de