CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Construção otimizada
A Escola Técnica Senai de São Caetano do Sul é o primeiro projeto que os arquitetos do NPC Grupo Arquitetura concebem para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Ela está relacionada tanto ao programa educacional quanto ao industrial. O projeto tem sistema pré-fabricado de concreto, com painéis de fachada e estrutura de metal no telhado, além de rampa e escadas, com a vantagem de padronizar sem engessar a construção.
“O sistema agiliza todo o processo, mas preserva a qualidade, minimiza a geração de entulho e o tempo de execução”, explica o arquiteto e sócio do NPC Valério Pietraroia. A implantação no terreno em desnível transversal é feita em duas frentes, cujos blocos independentes se conectam pela continuidade de suas coberturas. “Mas é com a passarela de 55 m de extensão que realizamos a ligação do passeio público ao pavimento onde acontece grande parte das atividades didáticas”, descreve Valério.
Sustentabilidade
O edifício anexo, construído sob a passarela, em um planalto com pomar, abriga o programa de apoio e esportivo – quadra poliesportiva – dando origem a uma praça superior inclinada, um pátio descoberto com bicicletário e, integrado à área verde superior, um pequeno bosque.
Escola de Ensino Médio SESC Barra
Ensino e descontração
Texto: Marina Cabral
A Escola de Ensino Médio SESC Barra foi idealizada para receber 500 alunos, de 14 a 17 anos, selecionados em todo país. Os estudantes moram no campus e têm convivência bem próxima com os professores, nos moldes das escolas americanas. Projetado pelo escritório Índio da Costa Arquitetura, o campus foi construído ao redor de um lago artificial na Barra da Tijuca, circundado por ciclovias e vias internas periféricas.
De acordo com Joyce Camillo, arquiteta do escritório, o maior desafio arquitetônico foi atender a ideia de diversidade mantendo a unidade urbana e oferecendo uma leitura clara das funções e inter-relações